terça-feira, 12 de maio de 2020

DR. GILMÁRIO PARTIU


Na manhã de 4 de junho de 1952, manhã como as outras, sem discursos, sem festas, assim como se fosse por descuido, eis que o Sanatório, o Palácio misterioso, perdido no antigo cajueiral de Joaquim Magalhães, começava a funcionar.
(Gilmário Mourão Teixeira)
Depois de uma centenária e profícua jornada terrena, partiu, na madrugada chuvosa do dia 11 de maio de 2020, para encontrar-se com a sua amada Maria Tereza, em outra dimensão, o Dr. Gilmário Mourão Teixeira. 
O célebre tisiólogo, membro honorário da Academia Cearense de Medicina, que acaba de deixar o cenário do mundo, enriqueceu a medicina cearense, brasileira e sul-americana, com suas pesquisas e trabalhos dedicados à luta contra a tuberculose.
Vulto imponente da tisiologia, Dr. Gilmário partiu envolto em uma auréola de luminoso prestígio entre seus pares. 
Filho de Maria Cecília Mourão Teixeira e Gil Teixeira Bastos, quarto filho de 15 irmãos, Gilmário nasceu na cidade de Jaguaribe-CE, no dia 25 de dezembro de 1919. 
Cursou as primeiras letras em Jaguaribe e o seriado em Fortaleza, no Liceu do Ceará. Graduou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Recife, em 1948. Conheceu Maria Tereza, seu único e grande amor, em 1944, em Recife. Casaram-se em 1951 e tiveram quatro filhos: João André, Alexandre, Eduardo e Cláudio. Doutor em Medicina, pela UFPE, Gilmário acumulou inúmeros cursos, realizados no Brasil e no exterior. Foi professor de medicina da UFC, primeiro diretor do Sanatório de Maracanaú e exerceu cargos importantes no combate à tuberculose na Organização Pan-americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPS/OMS), junto aos Ministérios da Saúde de vários países americanos.
Morou quatro anos no Peru, quatro na Venezuela e dois no México. Escreveu livros, publicou artigos, foi editor do Boletim de Pneumologia Sanitária, durante muitos anos e membro de várias sociedades médicas nacionais e internacionais.
O mundo médico, principalmente os pneumologistas, sanitaristas, confrades e confreiras da Academia Cearense de Medicina tudo faremos para que se derramem pelos mais vulneráveis os benefícios do inestimável e venerando Dr. Gilmário Mourão Teixeira.
ana margarida furtado arruda rosemberg
Fortaleza, 12 de maio de 2020

Os pais

Dr. Gilmário Mourão Teixeira
Maria Tereza e Gilmário Mourão Teixeira
Dr. Gilmário e Maria Tereza
O casal com os filhos
O casal com a família
Sessão Solene na Academia Cearense de Medicina

Ac. Ana Margarida Rosemberg sendo conduzida, na ACM, pelos doutores: Gilmário e Sérgio Gomes de Matos


Nenhum comentário:

Postar um comentário