quarta-feira, 3 de abril de 2019

MIGUEL EDGY TÁVORA ARRUDA - CENTENÁRIO DE NASCIMENTO




Capitão Miguel Edgy Távora Arruda

MIGUEL EDGY TÁVORA ARRUDA (1919-2010)


      Breves Notas Biográficas            
UM SÉCULO! UMA VIDA!  UM LEGADO! 
(1919  -  3 de abril  -  2019)


            Miguel Edgy Távora Arruda, primogênito dos nove filhos do casal Raimundo Arruda e Noemy Távora de Assis Arruda, nasceu em Fortaleza no dia 3 de abril de 1919. Com dois anos de idade mudou-se com seus pais para Lisboa-Portugal, onde passou a primeira Infância. Em 1926, a família retornou ao Brasil fixando-se em Baturité, terra de seus antepassados. Em 1929, foi alfabetizado pela professora Edwirges Castelo Branco e, em seguida, estudou durante três anos na Escola Apostólica dos Padres Jesuítas de Baturité, completando o curso primário, em 1933, no Colégio Salesiano Domingos Sávio.  Em 1934, mudou-se para Fortaleza. Estudou no Colégio São Luiz, no Colégio Maristas e, em 1938, concluiu o curso de Humanidades no Liceu do Ceará. Trabalhou durante dois anos na Companhia de Eletricidade Light, em Fortaleza.

Em 1940, foi para o Rio de Janeiro matriculando-se no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) do Exército Brasileiro.  Fez estágio no 1º Batalhão de Caçadores, em Petrópolis-RJ. Serviu no 25º Batalhão de Caçadores (25ºBC), em Teresina-PI. Casou-se no dia 12 de abril de 1944, com sua prima Maria Adelina Furtado de Arruda, em Fortaleza, na Matriz do Patrocínio, e com ela gerou 15 filhos.  

Em 1946, foi reformado do Exército Brasileiro, no posto de Capitão, por ter sofrido um acidente com uma granada, mutilando três dedos da mão esquerda. Em 1948, fixou residência em Baturité e, em 1951, foi eleito prefeito de cidade, sendo reeleito, em 1959, para uma segunda gestão. No final de sua primeira administração a cidade de Baturité foi agraciada pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e a Revista “O Cruzeiro” como um dos “DEZ MUNICÍPIOS BRASILEIROS DE MAIOR PROGRESSO”. Viajou para o Rio de Janeiro a fim de receber o diploma conferido pelo Presidente da República, João Fernandes Campos Café Filho, em cerimônia realizada no dia 19 de agosto de 1955, no Palácio do Catete.

Na década de 1980, foi vereador e Assessor Especial de Cultura e Turismo de Baturité, na gestão do Prefeito Olintho Távora Arruda. Em 1980, após o falecimento do Comendador Ananias Arruda, Miguel Edgy assumiu a direção do Jornal “A VERDADE”, fundado em 1917, por seu tio.  Em 1981, criou a Fundação e o Museu Comendador Ananias Arruda para preservar o acervo e o legado de Ananias Arruda. Realizou várias convenções da Família Arruda e afins, em Baturité, reunindo centenas de membros da família, nas datas centenárias de seus tios e pais. Foi, ainda, professor de história, durante muitos anos, no Colégio Christus, em Fortaleza, no Colégio Comercial Professor Joaquim Nogueira, em Baturité, e no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora das irmãs Salesianas, também, em Baturité.

Miguel Edgy Távora Arruda foi sócio correspondente do Instituto do Ceará, em Baturité, publicou inúmeros artigos no jornal “A VERDADE” e as seguintes obras: “BATURITÉ DOS MEUS TEMPOS DE MENINOS”, “DOZE ANOS A SERVIÇO DE BATURITÉ”, “A ESCOLA APOSTÓLICA”, “BREVE ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA DE BATURITÉ (1983)”, “CALENDÁRIO HISTÓRICO – CÍVICO  RELIGIOSO DE BATURITÉ (1987)”,“REMINISCÊNCIAS”, “BATURITÉ DO PASSADO”, “OS ARRUDAS DE BATURITÉ - ESBOÇO DE GENEALOGIA (1976)”, “BATURITÉ DE MINHA ADOLESCÊNCIA” e “O LIVRO DE OURO DE BATURITÉ (1986)”.

Miguel Edgy partiu no dia 23 de setembro de 2010, deixando um importante legado histórico e uma legião de amigos e admiradores.


ana margarida arruda rosemberg

                                                                    Fortaleza, 3/4/2019


Avós paterno - Miguel de Arruda (Pai Arruda) e Livramento Vasconcelos Arruda (Mãe Mento)

Pais - Raimundo Arruda e Noemy Távora de Assis Arruda

Avós materno  - Assis e Dondon
Ananias Arruda



tias afins

Casamento dos pais:  Raimundo e Noemy - junho de 1918

Tios irmãos do seu pai Raimundo Arruda

Miguel Edgy - 1919

Miguel Edgy com seus pais e irmãs - Livramento e Malourdes - Lisboa - 1925

Miguel Edgy com seus pais e irmãs - Livramento e Malourdes - Lisboa - 1926

Miguel Edgy - Lisboa
 
Miguel Edgy - Lisboa

Primeira Eucaristia - Belém -Pará - 1927


Pais e irmãos em Baturité - 1939




Tenente Miguel Edgy Távora Arruda

Adelina e Edgy
O casal Edgy e Adelina com os filhos - Fortaleza- 1964

O casal Edgy e Adelina em família - Fortaleza - 1978
O casal Edgy e Adelina  família - Fortaleza- 1989




O casal Edgy e Adelina  família - BODAS DE OURO - Fortaleza- 1994

BODAS DE DIAMANTE - 2004


Nenhum comentário:

Postar um comentário