quinta-feira, 4 de abril de 2019

MIGUEL EDGY TÁVORA ARRUDA - CENTENÁRIO DE NASCIMENTO - SOBRE AS DUAS ADMINISTRAÇÕES DO CAP. EDGY


AS REPERCUSSÕES NA IMPRENSA CEARENSE DA PREMIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BATURITÉ, EM 1955, NO RIO DE JANEIRO, E  DAS DUAS ADMINISTRAÇÕES DO CAP. EDGY NA PREFEITURA DE BATURITÉ, DE 1951 A 1955 E DE 1959 A 1963.



“...Merece uma referência especial o fato de terem sido publicadas na imprensa as contas da Prefeitura de Baturité. O Prefeito que procede assim, que não oculta as suas contas, que as entregas à publicidade, deixando, deste modo que se tornem conhecidas de toda a gente, é digno por certo do respeito público. Honra, pois, ao Prefeito de Baturité.”

(do jornalista H. Firmeza na ”Gazeta de Notícias” de 19-05-1953).



“...Em sessão da Diretoria dessa entidade, realizada em 28 do findante, foi aprovada, unanimemente, uma moção de aplausos à vossa conduta esclarecida e patriótica. Almejamos, para o futuro, que continueis no firme propósito de administrar bem, irradiando o vosso exemplo aos demais governantes de nosso Estado...”

(de um ofício da “União das Classes Produtoras do Ceará”  de 30-05-1953).



“...O Prefeito de Baturité, Sr. Miguel Edgy Távora Arruda, ofereceu um excelente exemplo, digno de ser seguido pelos chefes das demais comunas do interior cearense: trouxe a público, através da divulgação da imprensa, a sua prestação de contas. É, sem dúvida, um documento complexo e bem espelha o cuidado que teve aquele operoso administrador no trato dos interesses da comuna que dirige, diga-se a verdade com muita proficiência.”

(do jornalista Luiz Campos na “Folha do Comércio” de 06-04-1954).



“...o que ressalta na prestação de contas do digno administrador é a preocupação que o anima de não deixar sem explicação um só centavo gasto no seu governo e tudo isso documentada e pormenorizadamente, fazendo acompanhar ainda o folheto, de 50 páginas, de numerosas fotografias das obras realizadas e que foram de grande monta. Também é de suma importância o capítulo em que o Cap. Miguel Edgy Távora Arruda põe à vista de todos a sua situação financeira, com a declaração dos bens que possuía no início e no fim de sua gestão. Edifica ver como o homem pobre e probo que assumiu o poder municipal há quatro anos, dele saiu com mãos limpas e bolsos mais limpos ainda, voltando, assim, para as suas atividades normais, de que foi afastado, apenas com mais idade e mais esfalfado, por ter dado ao povo que dirigia todo o seu esforço, toda a sua dedicação e todo o seu tempo.”

(do jornalista Luiz Sucupira no “O Nordeste” de 09-04-1955).



“Baturité entre os dez municípios mais progressistas do Brasil”.

(manchete na primeira página do “O Nordeste” de 20-08-1955)



“Classificado entre os dez Municípios mais progressistas do País. Baturité – exemplo para todo o Brasil.”

(manchete na última página do “Correio do Ceará” de 06-09.1955).



“... Esta Manifestação veio coroar a gestão do Cap. Edgy Távora Arruda, que, assim, viu sua operosidade, sua dedicação, seu esforço profícuo devidamente reconhecidos pelo Brasil inteiro.”

(do jornalista Luiz Sucupira no “O Nordeste” de 09-09-1955).



“... um significado da boa orientação administrativa que foi desenvolvida pelo Prefeito – Cap. Edgy Távora Arruda – moço esclarecido, bem intencionado, que sempre deu contas do que fez e sempre se constituiu exemplo para os demais prefeitos do interior.”

(do jornalista Luiz Campos na “Gazeta de Notícias” de 30-09-1955).



“...em solenidade realizada na Capital Federal, no Palácio do Catete, Edgy Távora Arruda honrava a terra que governara com senso e com honestidade. Ao ex-Prefeito foi conferida Menção Honrosa, documento de alto valor para os que prezam a honestidade, o critério e o dever cumprido.”

(do jornalista Waldery Uchôa no “Unitário” de 14-10-1955).



“...Acabo de receber do Sr. Prefeito de Baturité, neste Estado, um bem elaborado Plano Básico de Administração. Levo ao Cap. Edgy os meus parabéns. Que Deus o ajude a executar o seu programa para engrandecimento de Baturité e do Ceará.”

(do jornalista Luiz Crescêncio na “Tribuna do Ceará” de 04-07-1959).



“... O atual prefeito de Baturité, Miguel Edgy Távora Arruda, vem mostrar mais uma vez a sua capacidade de administrador. E isto mediante um documento sério, bem lançado, bem estruturado e bem objetivo, em que estabelece um Plano Básico de Administração. Pode-se dizer que é isso um fato inédito na organização das edilidades brasileiras. Mirem-se os demais prefeitos cearenses nas disposições do chefe da comuna baturiteense.”

(do jornalista Luiz Sucupira no “O Nordeste” de 11-07-1959).



“... Alguns prefeitos, felizmente, parecem dispostos a encarar a administração pública de maneira nova, e entre esses figura o Sr. Miguel Edgy Távora Arruda, de Baturité, que oferece um bom exemplo aos seus colegas. Organizou o prefeito baturiteense um Plano Básico de Administração. Abrangendo seis problemas fundamentais (saúde, energia, educação, urbanismo, transporte e agricultura), esse plano se destaca pelo sentimento econômico e social das medidas que o propõe. O exemplo que vem de Baturité, repetimos, é válido, e os srs. Prefeitos não devem deixar de mirar-se nele.”

(do editorial de primeira página do “O POVO” de 29-07-1959).




O Cap. Edgy Távora Arruda falando perante a Comissão Julgadora do Concurso "Os dez Municípios Brasileiros de Maior Progresso" , no Rio de Janeiro, 1955.










Nenhum comentário:

Postar um comentário