Google+ Followers

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CAMPANHA PELO RESGATE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE BATURITÉ

Ontem, dia 14 de agosto de 2014, realizou-se em Baturité-CE, no auditório da Secretaria de Cultura e Turismo, antiga Igreja do Colégio dos padres Salesianos, a solenidade de entrega de um abaixo-assinado ao Excelentíssimo Prefeito da cidade, João Bosco Saraiva. 
O referido documento solicita a reconstrução de um obelisco, marco histórico do centenário da cidade de Baturité, a localização de uma urna apelidada de cápsula do tempo e a reconstrução de um coreto.
A urna contem a ata alusiva às festividades comemorativas do centenário de Baturité, jornais e cartas das crianças endereçadas às crianças do futuro, para serem lidas em 2059,  100 anos depois. 
Marco histórico do centenário daquela cidade, o obelisco foi inaugurado no dia 9 de agosto de 1959, como parte das comemorações do centenário de Baturité. 
O referido obelisco foi destruído pela incúria dos gestores daquele município, na administração anterior, que, ao reformarem a praça Santa Luzia, não o preservaram.
Além do obelisco, foi destruído um coreto e o busto do Dr. Edmundo Vitoriano, médico humanitário que tantos serviços prestou à comunidade carente, na primeira metade do século XX. O busto foi resgatado e a família Victoriano o restaurou. 
Graças a uma postagem no FACEBOOK, da foto da inauguração do marco histórico, feita pelo Comandante Arruda, iniciou-se uma campanha que teve a coordenação da Sra. Nina Viana. 
Além desta campanha, conduzida pela Nina Viana, com apoio de muitos baturiteenses, eu e o Roberto Lucena entramos com uma ação na Procuradora da Justiça para que a prefeita responda por este crime contra o patrimônio Histórico de Baturité. 
Fortaleza, 15 de agosto de 2014
Ana Margarida Arruda Rosemberg 

                                                               
                              HÁ 55 ANOS
Inauguração do obelisco - 9 de agosto de 1959 -Vemos o capitão Miguel Edgy Távora Arruda, então prefeito da cidade, ao lado de várias autoridades, com a urna nas mãos.

Jornal A Verdade

                                  ONTEM
Frente da Igreja dos Salesianos de Baturité.
























Um comentário:

  1. ANA, PARABÉNS PELO BLOG. FICO FELIZ EM PARTICIPAR DESSA LUTA PARA A RECONSTRUÇÃO E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DE BATURITÉ.

    ResponderExcluir