Google+ Followers

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

19 DE SETEMBRO - DIA DE LUTA CONTRA A DPOC NO RJ - LEI Nº 5768 DE 10/07/2014

Para homenagear José Rosemberg, o Dr. Alexandre Milagres, pneumologista a ativista na luta contra o Tabagismo e a Tuberculose, no Rio de Janeiro, propôs um projeto de lei  criando o dia da DPOC.
A data, 19 de Setembro, dia do nascimento de Rosemberg, foi escolhida para ser o dia de luta contra a DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. 
Parabéns, Dr. Alexandre, pela justa homenagem prestada a um dos baluartes na luta contra o tabagismo e a tuberculose, no Brasil e América Latina.
ana margarida rosemberg
 
JOSÉ ROSEMBERG

ALEXANDRE MILAGRES

Abaixo, cópia da postagem na página do FACE do Dr. Alexandre Milagres.


Caros amigos e amigas, divido com vcs a alegria de termos a nossa lei municipal da DPOC sancionada pelo Prefeito Eduardo Paes.
___________________________________________________________________
Lei Nº 5768 DE 10/07/2014
Publicado no DOM em 11 jul 2014
Inclui a Semana de Conscientização da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no Calendário Oficial da Cidade consolidado pela Lei nº 5.146/2010.
O Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro ,
Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica incluído, no § 9º do art. 6º da Lei nº 5.146, de 7 de janeiro de 2010, o seguinte evento:
- Semana de Conscientização da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a ser comemorada anualmente na semana que compreende o dia 19 de setembro.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
EDUARDO PAES

 Esta lei foi proposta por nós, via Centro de Apoio ao Tabagista, ao Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro, Vereador Dr. Carlos Eduardo, em 2007. O projeto de lei passou por todas as comissões da Câmara e a lei acaba de ser sancionada pelo prefeito da cidade. O Rio de janeiro passa a ser o primeiro município do país a ter uma lei dedicada à conscientização sobre esta doença.
A data que escolhemos, como é do conhecimento de alguns, 19 de setembro, é a do nascimento do Prof. José Rosemberg, um dos luminares da nossa medicina em geral e da pneumologia em particular, além de ter sido um homem inspirador para mim.
Embora a celebração esteja neste ano já em cima da hora, é salutar saber que a data passa a constar do calendário oficial da cidade, justamente a partir do ano em que a Organização Mundial da Saúde alterou o ranking das principais causas de mortalidade global, posicionando a DPOC já como a terceira causa no planeta.
Esperamos que este a lei contribua para um maior conhecimento sobre a doença, sobre o seu principal agente causador (tabaco), possa dar voz aos portadores da mesma e estimule o debate visando acelerar o desenvolvimento de mais recursos terapêuticos.
Favor divulgar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário