Google+ Followers

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CONVITE COM A ARTE DE ISAAC FURTADO


A Presidente da Sobrames-CE

Dra. Celina Côrte Pinheiro

tem a satisfação de convidar para a Inauguração da
Galeria de Fotos dos Ex-Presidentes,
a realizar-se às dezenove horas e trinta minutos do dia trinta de outubro de dois mil e treze,
 à Av. Rui Barbosa nº 1880, esquina com Rua Bárbara de Alencar.

Após a cerimônia será servido um coquetel.
Traje: esporte fino
RSVP  (85) 3244 3807/ (85) 8616 8781 – Srta. Luana
Dr Emanuel de Carvalho
Dr. Paulo Gurgel
Dr. Geraldo Bezerra
Dr. Luiz Moura
Dr. Pedro Henrique
Dr. Wellington Alves
Dr. José Telles
Dr. José Maria Chaves
Dr. Flávio Leitão

VÍDEO LANÇAMENTO 30ª ANTOLOGIA DA SOBRAMES-CE


terça-feira, 15 de outubro de 2013

domingo, 13 de outubro de 2013

HOMENAGEM ÀS CRIANÇAS DA FAMÍLIA FURTADO ARRUDA

REUNIÃO DA FCAA - 12 DE OUTUBRO DE 2013


Sentados da E. pra D.: Isabel, Julieta, Edna, Teresa. Atrás de E. pra D.: Luiz, Noemy, Goretti, ana, R. Luiz, Regina e Glória

Transcorreu ontem, dia 12 de outubro de 2013, às 17h, no restaurante NOVO FOGÃO, em Fortaleza-CE, mais uma reunião da FCAA. Presentes: Raimundo Luiz Furtado de Arruda (Presidente da FCAA), Teresa Távora Arruda Lima, Julieta Távora Arruda Monteiro, Edna Maria Furtado Arruda, Ana Margarida Arruda Rosemberg, Regina Arruda Bastos Machado, Glória Arruda Vieira, Maria Goretti Arruda Bezerra, Francisco Luiz Bezerra, Isabel Carvalho e Noemy Arruda Carvalho. Tivemos a alegria de contar com a presença da Glória que foi muito bem-vinda.
Após as orações de praxe, foi colocado em pauta a discussão sobre o local das reuniões. Ficou determinado que o melhor local seria no Restaurante Novo Fogão, pela praticidade para todos. 
Em seguida, entrou em pauta a organização do Bingo da Amizade. Após várias sugestões ficou determinado que o mesmo será na residência de Teresa Arruda Lima, no dia 23 de novembro de 2013, sábado, às 17h. 
Como das vezes anteriores, foi distribuido entre as várias famílias os brindes, comes e bebes e demais detalhes da organização. 
O Raimundo Luiz ficou de criar no face uma página do bingo para divulgação do mesmo.
Sem mais nada para ser decidido, foi encerrada a reunião ficando a próxima para o dia 2 de novembro de 2013.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

REUNIÃO DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA - 9 DE OUTUBRO DE 2013


No dia 9 de outubro de 2013, às 15h30min, no auditório da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, em Fortaleza-CE, aconteceu a palestra do Dr.  Roberto Misici, intitulada: "ÓPERA: DOENÇA E MORTE". 
Parabéns ao Dr. Roberto Misici, que é Vice-Consul da Itália no Ceará e amante da boa música, pela brilhante apresentação que contribuiu para a disseminação da cultura musical em nosso meio.

Da esquerda pra direita: Dr. Sergio Gomes de Matos, Dr. Flávio Leitão, Dr. José Randal, Dr. Vladimir Távora e Dr. Roberto Misici
Dr. Roberto Misici









quinta-feira, 10 de outubro de 2013

FELIZ ANIVERSÁRIO, MIGUEL!

Transcorreu no dia 3 de outubro o aniversário de nosso irmão Miguel Antônio Furtado de Arruda. 
Parabéns, Miguel! Muitas primaveras para você.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ASCLÉPIO - O DEUS DA MEDICINA

Escultura de Esculápio/Asclépio - MUSEU DO LOUVRE - PARIS

Texto publicado no Jornal do médico em Revista, ano IX/ nº 52/ setembro-outubro/ Dia do Médico 2013/ página 24.

Asclépio é o Deus da medicina e da cura, na mitologia grega. Os romanos o chamavam de Esculápio. Uma das divindades mais populares do mundo antigo, Asclépio foi cultuado em várias regiões e homenageado em templos e hospitais. 
Para muitos, Asclépio pode ter vivido em torno de 1200 a.C. e, depois, ter sido divinizado, pois é citado na Ilíada de Homero como um médico que aprendeu a sua arte com Quíron. 
Por outro lado, reza a lenda que o Deus Apolo, filho de Zeus, apaixonou-se por Corônis, uma bela mortal. Ao descobrir que ela o havia traido, Apolo disparou uma seta contra o seu peito. Antes de morrer, Corônis disse que gestava um filho seu. Apolo, desesperado, retirou-o de seu ventre e o levou para que o Centauro Quíron o criasse. 
A filha de Quíron prevendo o seu futuro profetizou: Trarás a saúde para todos. Os mortais deverão suas vidas a ti, e a ti será concedido o poder de dar a vida aos que morreram. E assim foi sua existência. Tinha tanto poder em curar e ressuscitar que Zeus o puniu, matando-o com um raio. 
Asclépio é representado como um homem de vasta cabeleira, vestido com uma túnica e apoiado em um cajado onde se enrola uma serpente. Às vezes, aparece ao seu lado um menino, seu filho Telésforo, deus da convalescença. Também, pode ser mostrado junto a filha Higéia. 
Asclépio viveu em Epidauro com sua esposa Epione, e seus filhos: Higéia (higiene), laso (medicina), Akeso (cura), Aglaia (brilho saudavel), Panacéia (cura para todos os males), Podalirio e Macaão (deuses protetores dos médicos), Telésforo (deus da convalescença) e Arato. 
Sobrevivem da Antiguidade várias estátuas de Asclépio e imagens em moedas e camafeus. A estátua de seu principal templo, em Epidauro, era de ouro e marfim, tinha seis metros de altura. Nela, ele aparecia sentado em um trono, pousando sua mão direita sobre uma serpente e a esquerda sobre um cajado. Asclépio foi representado em moedas cunhadas por 46 imperadores romanos. 
No Louvre, na ala Denon, existe uma escultura de Esculápio e outra de Higéia. Na Galeria Borghese, em Roma, há um templo dedicado a Esculápio. Os deuses não morrem. Asclépio continua vivo. Ele permanece como símbolo da medicina em inúmeros países do mundo, inclusive na bandeira da Organização Mundial da Saúde.
Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg
Médica e Historiadora
Paris, 14 de setembro de 2013.