Google+ Followers

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

POR: EMANUEL CARVALHO MELO - SOBRAMES-CE - COMO TUDO COMEÇOU

 
Dr. Emanuel Carvalho Melo - Médico e Primeiro Presidente da SOBRAMES-CE

 Este texto foi postado no facebook, na página do autor, em 31 de outubro de 2013.

Há muitos anos, lá pelos idos de 1979, fui convidado para ser diretor cultural do Centro Médico Cearense (atual Ass.Médica Cearense) por razão do meu envolvimento em movimentos musical, literário e pictórico. Fui embuído de criar um jornal e um espaço cultural para exposições e também para facilitar a criação de momento cultural às 6ª feiras onde a classe poderia se reunir para conversar em lugar descontraído. Isto feito, nasceu um pequeno grupo de 10 médicos no qual me incluía, que liam seus poemas e contos. Publicávamos alguma coisa no jornal "CMC informa" que era o nome do jornal. Mas, começamos a pensar em publicar livros. Como? Falei com o Presidente do CMC para que me autorizasse a criar uma "editora" e usar o CMC para conseguir ajuda oficial. Foi assim que consegui montar uma editora e lançar livros, e ao longo do processo conhecí 3 governadores inclusive o Gov. Virgílio Távora, que está em uma das fotos publicadas. Depois, já em 1982 tomei conhecimento da Sobrames (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores) que tinha 5 regionais e fundei com a ajuda do CMC a nossa regional e fui o seu primeiro Presidente empossado em Nov/82. Ao longo desses anos ela cresceu e se fortificou. Hoje, tem muitos sócios. Ontem, fui homenageado como o primeiro presidente e fundador. Foram lançados 30 livros, fizemos 2 congressos nacionais e muitos regionais. 
Olho para trás e vejo que aquela energia jovial que nos movia, hoje, está muito viva e forte e vejo que tomei decisões acertadas. Tenho muita coisa publicada e isto é o resumo de mais de 30 anos em poucas palavras desse meu lado literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário