Google+ Followers

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SALVE 19 DE AGOSTO!



DIA DO HISTORIADOR

LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009.

Institui o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.
O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É instituído o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

O dia 19 de agosto foi escolhido para ser o dia do Historiador em homenagem ao nascimento de Joaquim Nabuco – 19/08/1849. Nabuco foi diplomata, poeta, orador e memorialista durante o Império e, apesar de nascido em família escravocrata, se opôs à escravidão em muitos de seus escritos. 

Minha homenagem especial aos grandes historiadores que revolucionaram o estudo da História.


ERIC J HOBSBAWM (1917-2012)

 “Ser membro da consciência humana é situar-se com relação ao seu passado"


ROGER CHARTIER (1945)

 “Ainda que os historiadores tenham sido sempre os piores profetas, certamente, no entanto, podem ajudar a compreender as heresias acumuladas que fizeram nós o que somos hoje”




CARLOS GINSBURG (1939)

 "Google é uma ferramenta de pesquisa histórica e de cancelamento da história porque, no presente eletrônico, o passado se dissolve"


JULES MICHELET (1798-1894)

 "É preciso planar sobre o que fazemos. É necessário saber muito mais por cima e por baixo, ao lado e de todos os lados, rodear o seu objeto e tornar-se o seu dono".

MARC BLOCH (1886-1944)

 O presente bem referenciado e definido dá início ao processo fundamental do ofício de historiador: "compreender o presente pelo passado" e, correlativamente, "compreender o passado pelo presente".

PIERRE NORA (1931)

"A História é reconstrução sempre problemática e incompleta do que não existe mais. A memória um fenômeno sempre atual, um elo vivido no eterno presente: a História uma representação do passado"


 Robert Darnton (1939)

"O Brasil está se tornando uma grande potência. Essa esperança pode parecer ingênua, mas existe muita originalidade por aqui. Sempre que venho ao Brasil, embora não saiba português, sinto uma energia e uma criatividade incríveis".


FERNAND BRAUDEL (1902-1985)

“Chegamos assim a uma decomposição da história em planos sobrepostos; ou, se quiser, à distinção, no tempo da história, de um tempo geográfico, de um tempo social, e de um tempo individual”
                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário