Google+ Followers

terça-feira, 25 de junho de 2013

LANÇAMENTO DA REVISTA "DE SAÍDA" HOJE, 25 DE JUNHO DE 2013

JORNAL "O POVO" - VIDA E ARTE - HOJE - 25 DE JUNHO DE 2013.

O grupo Crítica Radical lança hoje, às 18h30min, no Espaço O POVO de Cultura e Arte, o primeiro número da revista De Saída - a vida revista, a revista da vida emancipada. Segundo um dos integrantes do grupo, Jorge Paiva, o título tem dupla leitura: significa a saída da ordem capitalista e o início da discussão sobre o assunto.

A ideia é unir o projeto gráfico e as ilustrações ao conteúdo do material impresso, segundo Jorge Paiva, um dos integrantes do Crítica.

O primeiro artigo desta edição é “De saída - por um manifesto da emancipação humana”, que faz uma crítica a categorias como valor e trabalho e propõe sua superação.

Já os artigos “‘Viagem ao coração das trevas’ do capitalismo”, do filósofo alemão Anselm Jappe, e “A barbárie não é inevitável”, do também alemão Peter Orlieb, analisam aspectos do novo livro de Robert Kurz, Dinheiro sem valor. O livro deverá ser lançado em julho. Além disso, a revista apresenta o “Cordel do fim do trabalho”, analisando essa ideia, e o poema “O absurdo”.

A revista chega a público num momento em que muitas cidades brasileiras registram protestos com milhares de pessoas nas ruas, com reivindicações difusas. Para Paiva, esses movimentos apontariam para o que o Crítica já propunha e analisava - como a ilegitimidade das instituições e partidos políticos.

“Lamentamos que ainda não tenha um projeto. Só isso que ainda não aconteceu. Mas não há, do ponto de vista da revista, a ideia de vanguarda. Estamos querendo contribuir”, afirma. A ilustração da capa, segundo ele, indicaria para o surgimento desse antisujeito que irrompe de forma coletiva.

O mais importante teórico do Crítica, o alemão Robert Kurz, propõe a superação do capitalismo em direção a uma sociedade emancipada. Ele morreu em julho de 2012, aos 68 anos, em consequência de erro médico. No próximo mês, o grupo organiza seminários em homenagem a ele, com a participação de Jappe e outros pensadores.

SERVIÇO

De saída - a vida revista, a revista da vida emancipada
Quando: hoje, às 18h30minOnde: Espaço O POVO de Cultura e Arte (av. Aguanambi, 282 - José Bonifácio).
Preço: R$ 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário