Google+ Followers

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

LINCOLN - O FILME




Ontem, fui ver Lincoln, sessão de 13:30h, no Iguatemi de Fortaleza. Fui só, do jeito que gosto, pois fico totalmente concentrada. Gosto da telona. Cinema em casa não tem magia...
O filme me agradou. É de Steven Spielberg. É histórico. Já é motivo suficiente... Apesar de longo, não senti o tempo passar. Foram 2:30h de puro prazer... O filme mostra a luta do presidente Abraham Lincoln para conseguir passar, na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, uma emenda à Constituição abolindo a escravidão no país. 
A fita se passa em três meses. De janeiro de 1865, em plena guerra civil norteamericana, a abril do mesmo ano, com o  assassinato do presidente. O filme mostra que a luta de Lincoln para a abolição teve um complicador, a iguadade racial, que não era aceita pela maioria. A fita mostra, também, os conflitos familiares enfrentados por Lincoln, quando seu filho Robert resolveu se alistar no exército e sua esposa reagiu contra. 
No meio à tantos conflitos a emenda foi para votação no plenário da Câmara e passou as custas de subornos. Após sua aprovação, a narrativa do filme se desloca para dois meses depois, mostrando a visita de Lincoln ao campo de batalha em Petersburg, Virgínia.
 Finalmente o filme mostra que no dia 14 de abril de 1865, Lincoln  estava em uma reunião com seu gabinete, discutindo medidas futuras para emancipar os negros, quando se lembrou de que a Sra. Lincoln estava esperando-o para a sua noite no Teatro Ford. Na manhã seguinte, depois de Lincoln ser baleado, seu médico anuncia sua morte. O filme termina com um flashback de Lincoln entregando seu segundo discurso de posse. Para muitos o filme é monótono, mas certamente será muito premiado na festa do OSCAR de 2013.

Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg
Fortaleza, 7 de fevereiro de 2013



Um comentário:

  1. Vc despertou minha curiosidade. Quando eu retornar, vou assistir ao filme.

    ResponderExcluir