Google+ Followers

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A MEDICINA E SUAS BELAS ARTES: MIEREVELT

Este portrait, como pode parecer, não é de Mierevelt e sim de Maurício de Nassau. Porém, foi feito por Mierevelt que era especialista em protraits. Não encontrei nenhum autorretrato dele, na NET.



Mierevelt ou Mierveld (1567-1641) foi um pintor do século de ouro da Holanda. Como muitos outros pintores holandeses, ele pintou temas relacionados à medicina. Na tela acima “Lição de Anatomia do Dr. Willem van der Meer (1617)”, Mierevelt retrata a dissecação de um cadáver. Os pintores holandeses foram mestres neste tipo de pintura. Em 1632, Rembrant pintou uma tela chamada de  “A lição de Anatomia do  Dr. Tulp”, uma de suas obras mais famosas e revolucionárias. Geralmente a dissecação era feita em  corpos de marginais condenados à morte. As lições de anatomia ocorriam  em anfiteatros e eram dadas por doutores anatomistas.

Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg
Fortaleza, 10 de janeiro de 2013. 

3 comentários:

  1. A análise de pinturas famosas em seus contextos é algo muito interessante, reflexivo! Uma excelente temática para mim que gosto de artes, mas não estudo em profundidade. Para você, uma oportunidade de compartilhar seus saberes com a gente. Obrigada. Uma bela iniciativa como todas as demais que você coloca em seu blog, sempre acolhedor. Continue...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Fátima. Fico feliz em poder compartilhar um pouco do que sei sobre arte. Afinal, quando viajo e estudo arte lá fora, penso em dividir com as pessoas o que aprendo, pois, caso contrário, não teria sentido ficar com o conhecimento só pra mim.

    ResponderExcluir
  3. É verdade Ana. A nossa luz (seja conhecimento, alegria...) só aumenta quando a dividimos com outros.Obrigada. Grande abraço!

    ResponderExcluir