Google+ Followers

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ANTIBES- CÔTE D'AZUR - FRANÇA



VIAJANDO COM MEU FILHO PELO SUL DA FRANÇA- Provance-Alpes-Côte d’Azur - Junho de 2010.


Além da estonteante Paris, há outras cidades na França que são encantadoras, como as cidades praias da Côte d’Azur (Costa Azul) ou Riviera Francesa. Antibes é uma delas. Situada entre o mar e a montanha, Antibes é um destino inesquecível. Pertence a região de Provance-Alpes-Côte d’Azur e fica nas margens do Mar Mediterrâneo a 205 km de Marselha, 23 km de Nice, 15 km de Grasse e a 10 km de Cannes.  

Fundada por fenícios e gregos, provavelmente no século V ou IV a.C., Antibes faz parte do circuito histórico das cidades medievais. Foi importante ponto comercial e de passagem do Mediterrâneo na época dos romanos. Até hoje, está cheia de sítios arqueológicos, castelos imponentes e muralhas de proteção. O centro histórico, com ruas estreitas e praças antigas, ainda torna seu passado vivo. Antibes foi sede de um episcopado do século IV até 1244, quando a sede episcopal foi transferida para Grasse. Em 1860, Antibes foi integrada ao território francês. 

Principais lugares e monumentos de Antibes: Cabo de Antibes, Mercado Provençal, Museu Picasso, Museu Peynet e Farol de la Garoupe. O Castelo dos Grimaldi, que abriga o atual Museu Picasso, data do século XV e XVI e é considerado monumento histórico desde 29 de abril de 1928.

Com quatro portos, um deles o maior da Europa, Antibes também tem tradição marítima e grande vocação para os esportes aquáticos. São quase 25 km de diversificada paisagem costeira. E isso inclui praias públicas e privativas, de areia, de pedras e até algumas enseadas ocultas. 

A arquitetura e o rico ambiente marinho de Antibes já inspiraram artistas como Claude Monet, Eugène Boudin e Pablo Picasso. As obras do famoso pintor espanhol marcam grande presença no Museu Picasso. Estive em Antibes com o meu filho Daniel, em junho de 2010, e compartilho algumas fotos e um pouco da história da cidade.  

Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg

Fortaleza, 17 de dezembro de 2012.


Fonte:


OBRA DE ARTE DE JAUME PLENSA - Jaume Plensa est un sculpteur contemporain Catalan de renommée internationale né en 1955 à Barcelone, Espagne.
Jaume Plensa é um escultor comteporâneo, catalão, de renome internacional. Nasceu, em 1955, em Barcelona, na Espanha.

ANA MARGARIDA

ESCULTURA DE PICASSO - MUSEU PICASSO

ESCULTURA DE PICASSO - MUSEU PICASSO

ESCULTURA DE PICASSO - MUSEU PICASSO

ESCULTURA DE PICASSO - MUSEU PICASSO

O Castelo dos Grimaldi, que abriga o Museu Picasso.

PRAIA DE ANTIBES

PORTO DE ANTIBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário