Google+ Followers

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

29 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO


Em 1985, o Ministério da Saúde criou o GRUPO ASSESSOR PARA O CONTROLE DO TABAGISMO NO BRASIL, assumindo a luta que até então era encabeçada por sociedades médicas. Este grupo era composto por:
1)    Lourival Baptista (presidente e representante da Comissão de Saúde do Senado Federal)
2)    Antonio Pedro Mirra (membro técnico e coordenador do Registro de Câncer de São Paulo da Faculdade de Saúde Pública da USP)
3)    Edmundo Blundi (membro técnico e coordenador do Curso de Pós-Graduação em Pneumologia da PUC do Rio de Janeiro)
4)    Geniberto Paiva Campos (Secretaria Executiva e Diretor da Divisão Nacional de Doenças Crônico-Degenerativas do Ministério da Saúde)
5)    Germano Gerhardt Filho (Secretaria Executiva e Diretor da Divisão Nacional de Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde)
6)    Guaracy da Silva Freitas (representante da Ordem dos Advogados no Brasil)
7)    Jayme Santos Neves (membro técnico e presidente da Liga Espiritosantense contra a Tuberculose)
8)    José Rosemberg (membro técnico e professor titular de Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da PUC de São Paulo)
9)    Luiz Carlos Romero (representante da Divisão Nacional de Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde e da Coordenação do Programa Nacional de Combate ao Fumo do Ministério da Saúde)
10) Maria Goretti Pereira Fonseca (Secretaria Executiva e representante da Coordenação do Programa Nacional de Combate ao Fumo do Ministério da Saúde)
11) Mario Rigatto (membro técnico e professor titular de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
12) Paulo Roberto Guimarães Moreira (representante do Ministério da Cultura),
13) Pedro Calheiros Bonfim (representante da Associação Brasileira de Imprensa)
14) Regina Celi Nogueira (representante do Ministério da Educação)
15) Roberto Azambuja (representante da Divisão Nacional de Doenças Crônico-Degenerativas do Ministério da Saúde)
16) Thomas Szego (representante da Associação Médica Brasileira)
17) Vera Luíza da Costa e Silva (representante da Campanha Nacional de Combate ao Câncer do Ministério da Saúde e da Coordenação do Programa Nacional de Combate ao Fumo)
18) Vitor Manuel Martinez (representante do Movimento Evangélico Brasileiro).

Esta Comissão propôs o projeto de Lei nº 7.488, que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Fumo, aprovado pelo Congresso Nacional.
Este Grupo Assessor, em 29/01/86, foi recebido pelo então Presidente da República, José Sarney, entregando, neste ato, projeto de lei a ser encaminhado ao Congresso, visando o controle do tabagismo no Brasil. 

Fonte: http://www.amb.org.br/teste/comissoes/anti_tabagismo/artigos/a_historia_da_luta_contra_o_tabagismo.html


DRA. VERA LUIZA DA COSTA E SILVA

 O PRESIDENTE JOSÉ SARNEY RECEBE O PROJETO DE LEI QUE CRIA O DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO E  CUMPRIMENTA OS INTEGRANTES DO GRUPO ASSESSOR.  DE BRANCO, O PROF. DR. MARIO RIGATTO, AO SEU LADO DR. PEDRO MIRRA, SENADOR LOURIVAL RIBEIRO, PRESIDENTE JOSÉ SARNEY, DR. GERMANO GERHARDT, JOSÉ ROSEMBERG. BRASÍLIA, 29 DE JANEIRO DE 1986.

 O PRESIDENTE JOSÉ SARNEY CUMPRIMENTA MEMBROS DO GRUPO ASSESSOR PARA O CONTROLE DO TABAGISMO NO BRASIL E OFICIALIZA A LEI QUE CRIA O DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO. BRASÍLIA, 29 DE AGOSTO DE 1986.




Um comentário:

  1. Olá, Ana Margarida.
    Meu nome é Priscila Moraes, sou pesquisadora do grupo "História do Câncer: Atores, Cenários e Políticas Públicas" (http://www.historiadocancer.coc.fiocruz.br/). Gostaria de saber se a Srª autoriza o uso das imagens do Grupo Assessor para o controle do tabagismo no Brasil em uma Linha do tempo que estamos desenvolvendo.
    Deixarei meu e-mail para contato: prisca.anjos@gmail.com

    Desde já, agradeço a atenção.

    ResponderExcluir