Google+ Followers

segunda-feira, 12 de março de 2012

SOBRE O MOVIMENTO FEMINISTA

Silvia e Ana Margarida
                                                       



                                     Por  Silvia Helena Salles Zangirolami
                                             Historiadora pela PUC-SP

Querida Margarida,
Têm histórias (causas abolicionistas, por exemplo) que ficaram perdidas, mas que felizmente me caíram nas mãos, por ocasião da pesquisa da minha bisa.
Trata-se de um artigo que li sobre Movimento Feminista, aqui no nosso Brasil e mais especificamente no seu Ceará. Em tempo record!
Diz o artigo:Elas deram o seu recado.
Do norte e nordeste do país vêm os primeiros exemplos de organização de mulheres. Aconteceu no século XIX e eram voltados p/ a causa abolicionista. Nasceu no Ceará, e, 1882, a "Sociedade das Senhoras Libertadoras ou Cearences Libertadoras", sob a presidência de Maria Tomásia Figueira que, em parceria c/ Maria Correia do Amaral e Euvira Pinho, fundou associações em Fortaleza e no interior, atuando em defesa da liberdade.
Em 1884, a Assembléia Legislativa Provincial, finalmente decretou o fim da Abolição no Ceará. Neste mesmo ano foi criada na cidade de Manaus, a associação Amazonenses Libertadoras , fundada por Elisa de Faria Souto (MÃE DA MINHA BISA)...
Quero mostrar com isto, que as mulheres conseguiram, de um jeito ou de outro, mostrarem sua força e capacidade. Parabéns p/ elas!
Se quiser ver na íntegra :www.firjansaude.com.br:8008/firjansaude/firjansaude.nsf/paginas/movimento_feminista
Qualquer dúvida retorne
bjus Silvinha



Nenhum comentário:

Postar um comentário